quarta-feira, 7 de março de 2012

Sugestão de Pesquisa II

Durante conversas com os alunos aprendo muito enquanto ensino, algumas vezes aprendo e não ensino e outras ensino e não aprendo nada (nesta última, costumo ligar o sinal de alerta e refletir sobre as repetições da rotina acadêmica).

O fato é que durante conversa com uma aluna preocupada com a escolha do tema da sua pesquisa - e que ainda não está matriculada na disciplina de TCC - ela manifestou interesse em desenvolver estudos na área jurídica, especificamente "analisando as informações que os presidiários carregam em suas tatuagens", porém não sabia como vincular este tema ao curso de biblioteconomia.

Na sua compreensão, o meio que circunda os sujeitos que seriam observados por si só serviria para justificar uma análise vinculada à área em que está procurando um objeto de pesquisa para sua monografia.

Ora, aqui devemos analisar texto e contexto e, definitivamente, nesse caso as pretensões não apresentam nenhuma relação entre uma coisa e outra. Ou seja, uma análise das imagens observadas num grupo específico não é suficiente para determinar que o cenário envolvido na pesquisa justificaria uma investigação na área jurídica. Para isso ocorrer, o foco da análise deve ser atribuído, de fato, à informações jurídicas passíveis de identificação com o objeto analisado, que não é o caso.

Assim, suas pretensões de pesquisa seriam melhor alinhadas caso buscasse uma abordagem entre o objeto estudado (tatuagens) e os sujeitos que carregam essa 'informação'. Mais especificamente, uma delimitação da pesquisa poderia ser representada por meio de uma análise semiótica das imagens que este grupo carrega, identificando seus significados (símbolos) e as relações de poder que representam. 

Pensando no percurso necessário para aplicação que uma pesquisa dessa natureza exigiria com saídas de campo até um ou mais presídios, é necessário refletir também sobre a importância do cenário que se pretende iniciar uma investigação. O local exerce influência significativa? Poderia ser alterado, mantendo o foco à ser observado?

Havendo possibilidade de troca do local e tendo em vista que estamos (FURG) muito próximos à diversas comunidades pesqueiras, mesmo alterando o grupo social à ser investigado ainda podemos manter o interesse inicial (tatuagens) em evidência e sem prejuízos para o processo e resultados da pesquisa.

Mas, lembremos: tudo depende. Texto e contexto. E todas suas nuances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário