quarta-feira, 7 de março de 2012

Sugestão de pesquisa I

Lendo o livro Bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na Era Vargas e Regime Militar, pensei numa proposta de pesquisa visando comparar similaridades entre países que utilizaram a censura à informação como exercício de poder.


Um trecho do livro chama bastante atenção para as restrições impostas por alguns estados:


[...] até mesmo países considerados democráticos provocaram medidas de censura ao conhecimento e, portanto, livros e bibliotecas. Os tempos de guerra impuseram – como estratégia de defesa – restrição à livre circulação de livros e ideias que variavam em amplitude e intensidade mas, efetivamente, eram generalizadas (LEITÃO, p. 81)

Após a leitura - ainda parcial - do livro iniciei o levantamento de alguns países e seus governantes que, com políticas diretas ou indiretas, restringiram a liberdade de acesso à informação das nações que governaram. E no Brasil, a ditadura militar e o Estado Novo Getulista..

Espanha: Francisco Franco (1936-1947)
Itália: Benito Mussolini (1922-1943)
China: Mao Tsé-Tung (1956-1976)
Portugal: Antônio de Oliveira Salazar ( 1928-1968)
Chile: Augusto Pinochet (1973-1990  )
Brasil: Ditadura Militar (1964-1984)

Enfim, deixo a sugestão para quem tiver interesse em desenvolver estudos sobre este tema.

Referência
LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na era Vargas e regime militar: uma reflexão. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário